Ajude a proteger
o coração do idoso
com diabetes
Ajude a proteger o coração do idoso com diabetes
A CAMPANHA

A falta de conhecimento no impacto que a doença cardiovascular tem no idoso com diabetes foi a motivação para a criação da campanha “Para Sobreviver”, formada por oito organizações que entendem que a informação pode ser importante para combater o problema.

  • Infartos e derrames, decorrentes das complicações sistêmicas que o diabetes promove no corpo são as principais causas de morte no paciente idoso.
  • Melhorar a condição de vida é mais do que uma necessidade. É uma questão de sobrevivência.

Em 2017, 4 milhões de mortes estiveram associadas ao diabetes. 1

A grande maioria destas mortes ocorreram devido a complicações cardiovasculares que poderiam ter sido evitadas se tratadas da forma correta, evitando assim a interrupção precoce da vida.

 

  • Quem tem diabetes apresenta, em média, 12 anos a menos de expectativa de vida.
  • De todas as mortes em consequência da diabetes no Brasil, 80% acometem pessoas com mais de 60 anos, estando relacionadas a males cardiovasculares.2

A boa notícia é que existem tratamentos capazes de controlar não apenas os índices de açúcar no sangue, mas também as complicações que a doença causa ao sistema cardiovascular.

A campanha “Para Sobreviver” tem por objetivo colaborar para o prolongamento e melhoria da vida dos idosos com diabetes tipo 2, alertando para o risco cardiovascular nesta população.

Com informação e acesso ao tratamento adequado, todo idoso terá a oportunidade de viver mais e melhor!

1Atlas IDF 2017 – Diabetes no Brasil. 2017 (acesso em 14/06/2018). Disponível em: http://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2018/poster-atlas-idf-2017.pdf 2Nwaneri C, Cooper H, Bowen-Jones D. Mortality in type 2 diabetes mellitus: magnitude of the evidence from a systematic review and meta-analysis. The British Journal of Diabetes & Vascular Disease. 2013. 13 (4): 192-207. 3The IDF Diabetes Atlas, 8th Edition – www.diabetesatlas.org. 4IDF diabetes atlas – 8th edition. 2017 (acesso em 14/06/2018). Disponível em: http://diabetesatlas.org/IDF_Diabetes_Atlas_8e_interactive_EN/ 5American Diabetes Association. Arlington (VA). 2018; Living with Diabetes (1 página). Disponível em: http://www.diabetes.org/living-with-diabetes/complications/heart-disease/, acesso em 14/06/2018