Ajude a proteger
o coração do idoso
com diabetes
Ajude a proteger o coração do idoso com diabetes
PESQUISA

A pesquisa “Conhecimentos sobre o diabetes“, realizada pelo DataFolha, entrevistou homens e mulheres com mais de 16 anos de todo o Brasil. O estudo teve como principal objetivo entender qual é a relação do brasileiro com o diabetes e suas consequências para a saúde.

As entrevistas foram realizadas em maio de 2018.1

2.090
pessoas
152
municípios

Mulheres sabem mais sobre as complicações do diabetes do que os homens

Diabéticos sabem que a doença prejudica o funcionamento do coração

Doenças

cardiovasculares e

hipertensão foram as

2 complicações com

alto índice de citação

ao se falar sobre as

principais consequências

do diabetes

Complicações como obesidade, cegueira, problemas renais, amputação de membros e possível morte são causas amplamente relacionadas com o diabetes.

As doenças cardiovasculares também entram na lista de problemas graves relacionados aos níveis desregulados de açúcar no sangue. Os entrevistados, especialmente os com diabetes, sabem que o coração sofrerá graves consequências.

A grande maioria dos entrevistados concorda com a afirmação de que doenças cardiovasculares e hipertensão estão ligadas ao diabetes

Entre os entrevistados com diabetes, a colocação ganha ainda mais sentido. A relação da ocorrência de infartos e derrames nas pessoas com diabetes é outro dado bastante reconhecido.

Entre os brasileiros, os tratamentos direcionados especialmente para o coração de pessoas com diabetes ganham a mesma importância dos feitos para que amputações e cegueira sejam evitadas.

Quase a totalidade dos entrevistados após saber que, em 2017, 108 mil pessoas morreram em decorrência do diabetes e que 80% delas tinha mais de 60 anos, concordam com o aumento da oferta de tratamento, por parte do governo, para proteger o coração dos idosos com diabetes.

1Pesquisa DataFolha: “Conhecimento sobre a Diabetes – maio de 2018”.