Ajude a proteger
o coração do idoso
com diabetes
Ajude a proteger o coração do idoso com diabetes
O MANIFESTO

Diabetes é uma das doenças que mais cresce no mundo. Em 2045, 191 milhões de pessoas entre 65 e 79 anos terão diabetes1. Com o avançar da idade, aumenta-se, e muito, a incidência de diversas complicações decorrentes do diabetes, em particular as que afetam o coração e circulação, que podem ocasionar em infartos e derrames.

  • 7 em cada 10 idosos com diabetes morrerão de doenças cardiovasculares 2
  • um em cada 6 morrerá por AVC 2

Proteger o coração dos pacientes com diabetes é mais do que uma necessidade, é uma questão de sobrevivência.

Estudos comprovam que o grande culpado pela mortalidade associada ao diabetes são os problemas cardiovasculares. Isto precisa ser debatido e tratado.

O conhecimento e o direito de acesso ao tratamento adequado são as alternativas para sobreviver com qualidade de vida. Não vamos deixar que o coração do idoso com diabetes encurte essa grande aventura que é a vida. Ainda há muita vida. E é sim possível vivê-la com qualidade.

1IDF diabetes atlas – 8th edition. 2017 (acesso em 14/06/2018). Disponível em:http://diabetesatlas.org/IDF_Diabetes_Atlas_8e_interactive_EN/ 2The Emerging Risk Factors Collaboration: Association of Cardiometabolic Multimorbidity With Mortality. JAMA. 2015;314(1):52-60.